header top bar

section content

VÍDEO: Superintendente da Polícia Civil faz balanço de ações na região de Campina e destaca combate ao tráfico

O delegado ressaltou também a redução de homicídios em Campina Grande nos últimos anos. A região é composta por 69 municípios que compreende uma população de mais de meio milhão de habitantes

Por Luiz Adriano

23/01/2025 às 17h59 • atualizado em 23/01/2025 às 18h05

O delegado Paulo Ênio Rabelo, superintendente da Polícia Civil da Paraíba em Campina Grande, foi entrevistado no programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão, e fez um balanço das atividades na 2ª Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC) no ano de 2024.

A área da 2ª SRPC compreende 69 municípios com uma população de mais de meio milhão de habitantes.

Segundo o delegado, o tráfico de entorpecentes na região, combatido no âmbito da Delegacia de Repressão e Entorpecentes de Campina Grande, tem sido fortemente desarticulado pelos investigadores.

Paulo Ênio falou que desde a chegada do delegado Afranio Brito, à frente da referida delegacia, já houve “para mais de 10 prisões”, além de várias drogas apreendidas.

O entrevistado destacou que o trabalho dos investigadores tem gerado resultados bastante efetivos no sentido de realização de prisões e apreensões de drogas em quantitativos consideráveis.

“A gente sabe que é um grande desafio o combate ao grande traficante, ao grande tráfico de drogas. Então, nós temos um trabalho muito segmentado no que diz respeito ao mapeamento daqui do município de Campina Grande e de toda região, no que diz respeito a este movimento do tráfico de drogas”, pontuou.

“A Polícia Civil da Paraíba cada vez mais tem investido na parte de inteligência policial, na parte de monitoramento desses grandes traficantes, e dessa forma dando um baque financeiro nessas quadrilhas de tráfico de drogas, nesses grandes traficantes. A gente não só está identificando a prática própria do tráfico de drogas, mas também estamos procurando fazer as investigações financeiras dessas organizações criminosas. São investigações complexas”, completou o delegado alertando que o tráfico de entorpecentes é o “grande mal da sociedade”.

Redução de homicídios – Conforme dados do IBGE, em 2023, segundo Paulo Ênio, o município de Campina Grande registrou 6,43 homicídios para cada 100 mil habitantes. Já em 2024, este número caiu para 6,9 assassinatos, ou seja, nos dois últimos anos houve uma queda nos crimes, que de acordo com a Autoridade Policial, são resultados que ficam abaixo do que a ONU (Organização das Nações Unidas) estabelece como índice aceitável.

Durante quase 20 minutos de entrevista, o superintendente discorreu sobre vários outros temas importantes. Veja na íntegra:

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: