VÍDEO: Delegado seccional de Catolé do Rocha atribui redução de homicídios à união das forças de segurança
A Área Integrada de Segurança Pública (AISP) da 18ª DSPC compreende 12 municípios, são eles: Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz, Jericó, Mato Grosso, Lagoa, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Riacho dos Cavalos, São Bento e Paulista
O delegado da 18ª Delegacia Seccional da Polícia Civil (DSPC), em Catolé do Rocha, Sertão paraibano, Miroslav Alencar, foi entrevistado no programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão, e fez um balanço das atividades da referida delegacia no ano de 2024.
A Autoridade Policial destacou a redução no número de homicídios na região da 18ª AISP – Área Integrada de Segurança Pública e Defesa Social. Segundo ele, houve um decréscimo de 19 assassinatos em 2024 comparado aos números de 2023.
Miroslav considerou que 2024 “foi um ano muito difícil”, mas destacou os números redutivos. Ele explica que foi mantida “uma linha de trabalho de integração com as demais forças de segurança”, e isso contribuiu para os bons índices.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: Delegada de Juazeirinho destaca redução de homicídios na região após implantação da delegacia seccional
- VÍDEO: Regiões de Sousa e Pombal reduzem número de homicídios pelo 2º ano seguido, informa delegada
- VÍDEO: Vale do Piancó tem maior redução em homicídios do estado da Paraíba em 2024, diz delegado
- VÍDEO: Aumento de efetivo e equipamentos ajudam a reduzir homicídios na região de Cajazeiras, avalia delegado
- VÍDEO: Superintendente da Polícia Civil faz balanço de ações na região de Campina e destaca combate ao tráfico
Segundo o delegado, em relação ao número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em 2024 aconteceram 43 homicídios, “o menor nos últimos 5 anos”, disse. Em 2023 foram 62; 2022 chegou a 80. “A gente conseguiu uma redução e inclusive é a segunda maior redução em números absolutos em todas as seccionais na Paraíba. São 19 homicídios a menos”, enfatizou.
Ele destacou que os números de redução nos crimes são resultados do trabalho em conjunto entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Ministério Público.
Miroslav falou também da importância do trabalho investigativo e do quanto o Instituto de Polícia Científica (IPC) tem sido fundamental nas elucidações dos casos.
“A importância do trabalho da Polícia Civil é em relação ao combate à impunidade. Um trabalho bem feito com a investigação, com as provas técnicas, com o trabalho em conjunto com o IPC, acaba a gente conseguindo identificar os autores do homicídio, localizar, capturar e garantir que ele permaneça preso durante todo procedimento penal”, concluiu.
A Área Integrada de Segurança Pública (AISP) da 18ª DSPC compreende 12 municípios, são eles: Catolé do Rocha (sede de comarca), Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz, Jericó, Mato Grosso, Lagoa, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Riacho dos Cavalos, São Bento (sede de comarca) e Paulista.
A entrevista completa durou quase 20 minutos e o delegado seccional falou de mais detalhes importantes da segurança pública na região de Catolé do Rocha. Veja abaixo:
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário