header top bar

section content

VÍDEO: Megaoperação entre Polícia Federal e PM destrói 100 mil pés de maconha no Sertão nordestino

A ação aconteceu na manhã deste sábado (12) por meio das delegacias da PF em Patos, no Sertão da PB, e Salgueiro-PE, em conjunto com o Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOSAC) da Polícia Militar da Paraíba

Por Diário do Sertão

12/04/2025 às 12h20 • atualizado em 12/04/2025 às 15h04

A Polícia Federal, por meio de suas Delegacias em Patos, no Sertão da Paraíba, e Salgueiro-PE, em ação conjunta com o Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOSAC) da Polícia Militar da Paraíba, realizou uma operação de erradicação de plantios ilícitos de maconha no sertão nordestino.

A ação que ocorreu neste sábado (12), teve como objetivo identificar e destruir cultivos ilegais de Cannabis sativa, prevenindo sua entrada no mercado consumidor e enfraquecendo as estruturas financeiras de organizações criminosas.

Durante a operação, foram localizados plantios em áreas de difícil acesso, na zona rural, no município de Santa Terezinha, próximo à cidade de Patos, Sertão da Paraíba. Foram erradicados e incinerados cerca de 100 mil pés de maconha.

De acordo com a Polícia Militar, o plantio tinha potencial de produção de 30 toneladas da droga, o que representaria mais de R$ 200 milhões ao tráfico.

A integração entre as forças de segurança federais e estaduais demonstra o comprometimento das instituições na luta contra o tráfico de drogas e na promoção da segurança pública na região.

Foto: divulgação/PF

Importância da operação – A erradicação desses plantios ilícitos, conforme a PF, contribui significativamente para a redução da oferta de entorpecentes no mercado, impactando positivamente na diminuição da criminalidade associada ao tráfico de drogas, como roubos, furtos e homicídios.

“As operações contínuas de repressão ao cultivo ilegal de maconha são essenciais para desarticular as cadeias produtivas do tráfico e promover a paz e a segurança nas comunidades afetadas. Paralelamente à erradicação, serão adotadas as medidas de polícia judiciária competentes, a fim de desarticular a organização responsável pelo plantio ilegal, bem como efetuar a expropriação da propriedade privada”, diz trecho de nota da PF enviada à imprensa.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: