VÍDEO: Advogado cajazeirense comenta sobre possíveis mudanças na Lei de Improbidade Administrativa
Ele disse que o Projeto de Lei que propõe mudanças na Legislatura atual, vem sendo discutido desde 2018, mas só agora foi aprovado
O advogado criminalista, Jonas Bráulio, ele que é de Cajazeiras, participou de um debate no programa Balanço Diário, da TV Diário do Sertão, e comentou a respeito de um Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional sobre Improbidade Administrativa. O jurista explicou com detalhes a história da Lei, que dispõe sobre sanções aplicáveis a agentes públicos em casos de corrupção, e ressaltou a constitucionalidade das regras por ela estabelecidas, visto que surgiu após a Constituição de 1988.
Ele disse que o Projeto de Lei que propõe mudanças na Legislatura atual, vem sendo discutido desde 2018, mas só agora foi aprovado.
VEJA TAMBÉM
Jonas Bráulio destacou um dos pontos mais polêmicos que tem sido discutido entre os juristas. Ele ressaltou a questão da conduta culposa.
“A atual Lei de Improbidade Administrativa prevê a possibilidade de alguém ser condenado por conduta culposa, por ato de improbidade administrativo culposo. O que significa um ato culposo? É quando você não tem a intenção de produzir o resultado que vem daquele ato, o resultado daquele ato é produzido de modo acidental, fruto de uma imprudência, de uma negligência ou de uma imperícia”, detalhou.
PROJETO DE LEI
A nova Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429, de 1992) proposta no PL 2.505/2021 ainda não é consenso e terá sua discussão aprofundada no Senado. Em sessão temática no último dia 3 de agosto, parte dos senadores e de representantes dos gestores municipais se mostrou favorável ao texto aprovado pela Câmara dos Deputados em 16 de junho, enquanto outros parlamentares e membros do Ministério Público defenderam que o assunto seja mais bem analisado. A matéria aguarda designação de relator pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
(Parte em itálico – Fonte: Agência Senado)
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário