Datafolha revela que 52% acha que o Brasil corre risco de ser comunista; eleitores de Bolsonaro são maioria
O discurso de suposta "ameaça comunista" é um dos mais disseminados por alguns políticos de direita, sobretudo de extrema direita, e acaba sendo repetido por uma parte da população
Uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1) revela que 52% dos entrevistados acredita que o Brasil pode se tornar um país comunista. Outros 42% rejeitam a ideia (30% totalmente, 12% em parte). 6% não sabem ou não responderam.
O discurso de suposta “ameaça comunista” é um dos mais disseminados por alguns políticos de direita, sobretudo de extrema direita, e acaba sendo repetido por uma parte da população.
A relação diplomática do presidente Lula (PT) com governos considerados “ditaduras de esquerda”, a exemplo de Venezuela e Cuba, geralmente é utilizada para dar vasão à disseminação da suposta “ameaça comunista”.
Dos entrevistados que acreditam no risco de o Brasil adotar um regime comunista, 33% concordam totalmente e 19%, parcialmente. A crença sobe a (PL) no segundo turno de 2022. Eleitores de Lula são os que mais descartam a hipótese (61%). Apenas 32% deles a consideram plausível.
LEIA TAMBÉM:
O Brasil corre o risco de se tornar um país comunista?
Ditadura militar
Para 47% dos entrevistados, o regime militar que durou de 1964 a 1985 no Brasil não trouxe benefícios para o país. 35% desses entrevistados acreditam nessa afirmação de forma convicta e 13%, apenas parcialmente.
Outros 36% concordam que a ditadura trouxe coisas boas ao país, 15% desses totalmente e 21% parcialmente. O índice sobe para 44% entre eleitores de Bolsonaro.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário