header top bar

section content

VÍDEO: “Engavetador da República”, diz colunista ao criticar postura de Aras à frente da PGR

O comentário teve foco na escolha do presidente Lula que está prestes a acontecer no que diz respeito à nomeação do novo procurador geral da república

Por Luiz Adriano

31/08/2023 às 12h48 • atualizado em 31/08/2023 às 12h56

O empresário cajazeirense Irlanio Cavalcante, em sua coluna semanal ‘Língua Afiada’, no programa Diário News da TV Diário do Sertão, falou sobre a escolha do presidente Lula que está prestes a acontecer no que diz respeito à nomeação do novo procurador geral da república.

O colunista criticou a atuação do atual procurador, Augusto Aras, e disse que o jurista agiu com impunidade em casos que envolveu o nome do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

“Temos o exemplo do protótipo de tudo aquilo que não deveria ser, conhecido como engavetador da república. O Aras devotou total fidelidade de quem o indicou, até porque foi indicado fora da lista tríplice. Bolsonaro teve mais de 100 pedidos de impeachment, todos eles foram descartados, fora outros incontáveis indícios de crimes igualmente engavetados”, disse Irlanio.

Augusto Aras – procurador geral da república – foto: reprodução/internet

SUPREMOS PODERES

O comentarista explicou que há uma grande especulação quanto à escolha do procurador geral da república, visto que, trata-se de um cargo de tamanha responsabilidade, da “pessoa mais poderosa de todos os poderes”.

“É o único desse sistema que tem total independência sem que ninguém possa interferir em suas decisões, nem mesmo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Nada o obriga a nada, e nada o desobriga, portanto para que não tenhamos outro subserviente, é preciso saber escolher para que este legalista seja assim, também democrata, constitucionalista, republicano e que pugne pelo devido processo legal, e que sua indicação não tenha um viés de engavetador da república como foi o Aras”, destacou.

Por fim, o colunista falou que Lula certamente não fará o mesmo que Bolsonaro. “Bolsonaro fugiu da lista tríplice e colocou o Aras por coveniência. Lula usa a lista tríplice, se preocupa mais com a qualidade técnica do agente”, pontuou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: