VÍDEO: Senador da Bahia concorda com retorno do DPVAT e diz que Seguro foi extinto por questões políticas
Segundo o parlamentar, a briga entre Bolsonaro e o deputado Luciano Bivar, à época presidente do antigo PSL, teria gerado o motivo do cancelamento do Seguro DPVAT
O senador Otto Alencar (PSD-BA), disse em entrevista à Rede Diário do Sertão que o Seguro DPVAT foi suspenso na época de Bolsonaro por causa de uma questão política. O parlamentar disse concordar com o retorno do tributo por questões de necessidades financeiras para arcar com as despesas das indenizações envolvendo vítimas de acidentes de trânsito.
“Olha, o seguro foi suspenso em 2020 por uma questão até política, quando houve a briga do ex-presidente da República Jair bolsonaro com o então presidente do PSL, o deputado Bivar, porque o Bivar era um dos sócios dessas seguradoras que eram alimentadas com os recursos do DPVAT”, disse o senador.
“O DPVAT não vai só para Seguros, vai também para o SUS, o Sistema Único de Saúde. Em 2019 a arrecadação foi de 4 bilhões e poucos milhões de reais, quase 2 milhões foi para o Sistema Único de Saúde para atendimento da ajuda das pessoas que se acidentam e têm seguro obrigatório. O governo encaminhou exatamente por isso, porque hoje na conta do DPVAT tem exatamente zero reais de recursos, não tem dinheiro nenhum, então como é que você vai financiar isso sem dinheiro? Tem que ter o pagamento do DPVAT para financiar esse seguro e também para a indenização das pessoas que ficam com sequelas, sobretudo hoje, dos acidentes de veículos, de carros e também de moto, que são a maior quantidade que chega nos prontos-socorros”, detalhou.
Conforme o Senado Federal, “o projeto de lei complementar (PLP) 233/2023, que cria um novo seguro obrigatório para veículos (SPVAT), foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nessa terça-feira (07), e prevê que o tributo será cobrado dos proprietários de automóveis novos e usados para pagar as indenizações por acidentes”.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário