VÍDEO: Senador do PT de Pernambuco diz que Bolsonaro pôs fim no DPVAT para angariar votos
O novo seguro obrigatório para veículos, semelhante ao antigo Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT), foi aprovado nessa quarta-feira (08) no Senado Federal por 41 votos a 28 e agora segue para sanção presidencial
O senador Humberto Costa (PT-PE) conversou com a reportagem da Rede Diário do Sertão, que está na Capital Federal realizando a semana Brasília em Destaque, e comentou sobre o novo seguro obrigatório para veículos, semelhante ao antigo Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT), aprovado nessa quarta-feira (08) no Senado Federal e que agora segue para sanção presidencial.
O parlamentar criticou a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em ter colocado um fim no Seguro e disse que a estratégia teria sido com foco eleitoreiro. Ele enalteceu a importância do SPVAT para a população brasileira.
“Minha avaliação é que foi realmente uma decisão necessária. O fim do DPVAT que foi feito demagogicamente pelo governo passado para tentar angariar votos para sua eleição, na verdade levou o Brasil a um processo muito grande de gastos especialmente na área da saúde de muitas pessoas, que sofrendo acidentes ficavam inteiramente desamparadas, tanto do ponto de vista do atendimento, quanto do ponto de vista da possibilidade de serem indenizadas, e, portanto, eu acho que nós estamos aprovando algo que é importante para a saúde da população brasileira, é importante para os cofres públicos e é importante também para previdência social”, destacou o senador.
LEIA TAMBÉM:
Sobre a opinião popular que discorda do retorno do imposto, ele explica que o foco é pensar no Seguro para aquelas pessoas que acabam precisando quando sofrem acidentes.
“Obviamente que ninguém se mobiliza para de alguma maneira fazer uma contribuição que faça com que os seus recursos sejam utilizados, mas quem sofre o acidente, quem fica inutilizado ou quem fica um bom tempo sem poder trabalhar, no momento em que requer o pagamento do seguro obrigatório tem uma proteção que hoje não existe, e por essa razão eu acho que é uma proposta positiva, é uma boa proposta”, ressaltou.
Humberto Costa foi eleito para o senado em 2018 quando obteve 1.713.565 votos.
APROVAÇÃO
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (8), o novo seguro obrigatório para veículos, semelhante ao antigo Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT). Foram 41 votos a favor, o mínimo necessário para esse tipo de proposição, e 28 contrários. O texto do Projeto de Lei Complementar (PLP) 233/2023, de iniciativa do governo, também aumenta em R$ 15,7 bilhões o limite para as despesas da União. Aprovado nessa terça-feira (7) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e enviado ao Plenário em regime de urgência, o projeto foi relatado pelo líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), e segue para a sanção da Presidência da República.
(Texto em itálico – Fonte: Agência Senado)
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário