header top bar

section content

VÍDEO: Ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo chama de “manipulação” pesquisa que aponta Cícero em 1º lugar

Na pesquisa estimulada, que é quando o eleitor escuta do entrevistador, os nomes dos candidatos, se a eleição fosse hoje, o atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), venceria em 1º turno com 53% dos votos

Por Luiz Adriano

28/08/2024 às 16h50 • atualizado em 28/08/2024 às 16h55

Foi divulgada nessa terça-feira (27) uma pesquisa feita pelo Instituto Quaest para a prefeitura de João Pessoa. A pesquisa foi encomendada pela TV Cabo Branco sob o número de protocolo na Justiça Eleitoral PB-08301/2024.

Ao todo, foram ouvidas 852 pessoas acima de 16 anos entre os dias 24 a 26 deste mês de agosto na capital paraibana.

Conforme o site de notícias G1/PB, “a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%”.

Resultados: Na pesquisa estimulada, que é quando o eleitor escuta do entrevistador, os nomes dos candidatos, se a eleição fosse hoje, o atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), venceria em 1º turno com 53% dos votos. Confira os números completos abaixo:

– Cícero Lucena (PP): 53%
– Luciano Cartaxo (PT): 12%
– Ruy Carneiro (Podemos): 11%
– Marcelo Queiroga (PL): 7%
– Camilo Duarte (PCO): 0%
– Yuri Ezequiel (UP): 0%
– Indecisos: 9%
– Branco/nulo/não vai votar: 8%

Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Já na pesquisa espontânea, que o entrevistador não cita os nomes dos postulantes, o resultado diminui, mas continua com Cícero Lucena liderando. Veja:

– Cícero Lucena (PP): 29%
– Ruy Carneiro (Podemos): 4%
– Marcelo Queiroga (PL): 4%
– Luciano Cartaxo (PT): 3%
– Camilo Duarte (PCO): 0%
– Indecisos: 57%
– Branco/nulo/não vai votar: 3%

Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Crítica – O ex-prefeito de João Pessoa e também ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT), esposo de Amanda Rodrigues (PT), candidata à vice-prefeita na chapa com Luciano Cartaxo (PT), criticou o resultados da pesquisa e disse que são “números absurdos”.

“Começou a temporada das pesquisas, a famosa temporada das pesquisas, manipuladas, com números absurdos, tentando fazer com que você acredite que não existe disputa, é isso que eles querem fazer com que você acredite”, disse Ricardo.

Ele continuou a crítica e disse que a pesquisa nada passa de uma manipulação. “Imagine você que essa mais recente pesquisa ela diz uma coisa que é fácil você constatar que é uma manipulação. Ela diz que em cada dois eleitores, mais de um votam na continuidade da atual gestão da prefeitura […]. Isso não existe. Eles querem fazer você entender que não existe disputa”, ressaltou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: