header top bar

section content

VÍDEO: Caiado diz que “acabou com o crime” em Goiás, e Lula ironiza: “pode ser referência para os outros”

Presidente convocou reunião com os governadores para apresentar PEC que tem o objetivo de aprimorar políticas públicas de segurança e discutir a ação das polícias em todo o país

Por Luis Fernando Mifô

01/11/2024 às 17h04 • atualizado em 01/11/2024 às 17h09

Durante uma reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com governadores nesta quinta-feira (31) para apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tem o objetivo de aprimorar políticas públicas de segurança e discutir a ação das polícias em todo o país, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), se manifestou contra a Emenda, sobretudo no ponto em que, segundo ele, o Governo Federal estaria tentando “usurpar” as prerrogativas dos Estados no tema de segurança pública.

Um trecho da PEC prevê dar mais poderes para a Polícia Federal e também criar uma nova polícia ostensiva, como a militar, mas sob a alçada da União.

Caiado disse que não admite “receber ordem” do Congresso e da União sobre “como os policiais devem se comportar” no seu Estado.

O governador defende que a PEC garanta a cada Estado a prerrogativa de “legislar” sobre sua própria segurança pública no âmbito penal e penitenciário. Em seguida, ele afirma ter acabado com o crime em Goiás.

Na sua vez de falar aos governadores, o presidente Lula ironizou Ronaldo Caiado. “Eu tive a oportunidade de conhecer hoje o único Estado que não tem problema de segurança, que é Goiás. Eu peço pro Lewamdowski [ministro da Justiça] ir lá levantar, que pode ser referência para os outros governadores. Em vez de eu ter chamado, era o Caiado que tinha que ter chamado a reunião para orientar como é que se comporta, pra gente acabar com o problema da segurança em cada Estado.”

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: