header top bar

section content

VÍDEO: Paulo Maia quer efetivar Programa de Saúde Mental, e Patrícia defende apoio psicológico às mulheres

No debate com candidatos à presidência da OAB-PB, os candidatos Paulo Maia e Patrícia Azevêdo discutem os impactos da profissão na saúde mental dos advogados

Por Luis Fernando Mifô

05/11/2024 às 18h18 • atualizado em 05/11/2024 às 18h23

No debate com candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), o candidato Paulo Maia levantou questionamentos a respeito dos impactos da profissão na saúde mental dos advogados. Ele perguntou à candidata Patrícia Azevêdo como ela pretende prevenir e tratar esse problema se for eleita.

Na resposta, Patrícia disse que é preciso intensificar o papel da Caixa de Assistência na promoção de ações que ajudem a acolher os advogados que apresentem sinais de estresse emocional. Além disso, oferecer suporte para as mulheres que não conseguem se recolocar no mercado de trabalho.

“A nossa proposta é que a saúde mental seja tratada dentro da Caixa de Assistência com oferta de apoio psicológico cada vez mais para essas mulheres”, disse.

Paulo Maia, na réplica, enfatizou que a saúde mental dos advogados “é uma questão urgente e não pode ser tratada apenas com discurso”. Ele disse que pretende efetivar o Programa Nacional de Saúde Mental da Advocacia na OAB-PB e continuar implementando apoio psicológico contínuo gratuito.

Na tréplica, Patrícia Azevêdo destaca que é preciso detectar as causas do estresse emocional na profissão. Ela acredita que o problema também está ligado frequentemente a questões de valorização salarial. “Se vai muito em pautas ideológicas quando, na verdade, o problema maior do advogado é, de fato, ele não ter as suas necessidades atendidas, como a prioridade que é receber seus honorários”, avalia.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: