header top bar

section content

VÍDEO: Médico diz que procedimento em Lula “foi um sucesso” e que presidente receberá alta nos próximos dias

De acordo com o profissional de saúde, o procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média) "foi um sucesso". Ele disse que “o presidente está acordado e conversando”

Por Luiz Adriano

12/12/2024 às 12h09 • atualizado em 12/12/2024 às 12h13

O médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho, falou durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (12), sobre o procedimento intracraniano que o presidente foi submetido na manhã de hoje, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

De acordo com o profissional de saúde, o procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média) “foi um sucesso”. Ele disse que “o presidente está acordado e conversando”.

A equipe havia informado nessa quarta-feira (11) que a intervenção seria feita para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar futuramente.

Dr. Kalil disse que o executivo deverá ter alta médica nos próximos dias. “O procedimento foi feito às 7h, um sucesso como procedimento cirúrgico. Presidente acordou na UTI, está comendo e super estável. Isso não atrasou nem um pouco a programação dos próximos dias que, dependendo da evolução do presidente, ele deve ter alta no início da próxima semana”, afirmou.

Ainda conforme o médico, a evolução do quadro de saúde do presidene “tem sido muito boa”, e caso permaneça assim, na segunda ou terça da próxima semana, ele já poderá retornar à Brasília.

Dr. Kalil ressaltou que logicamente ele terá um “repouso relativo”, no entanto, o médico entende que o presidente pode sim voltar às atividades aos poucos. “E no Planalto poderá retomar uma agenda de despacho. A gente não vê problema algum em relação a isso”, pontuou.

Lula permance na UTI nesta quinta-feira (12) e o dreno deverá ser retirado no turno da tarde. A previsão, segundo os médicos, é que o presidente receba alta da UTI nesta sexta-feira (13).

Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência na noite da última segunda-feira (9) após sentir dores de cabeça. Uma ressonância magnética apontou hemorragia intracraniana e o executivo foi transferido às pressas do Sírio-Libanês de Brasília, para a unidade do mesmo hospital, em São Paulo, onde passou pela cirurgia de emergência.

Acidente doméstico – Em outubro, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, no Palácio da Alvorada. No acidente, o presidente bateu a cabeça e sofreu um corte que chegou a levar cinco pontos, mas o hospital informou em boletim que o acidente não teria sido grave e que o presidente “poderia exercer suas demais atividades”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: