VÍDEO: Senador Sergio Moro defende diminuição de pena para os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro
Em entrevista à Rede Mais e TV Diário do Sertão em Brasília, durante a cobertura das eleições da Câmara e do Senado, Moro afirmou que as decisões do Supremo são excessivas e desproporcionais
O senador Sergio Moro (União-PR) defende que as condenações contra pessoas envolvidas nos ataques às sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023 sejam menores. Em entrevista à Rede Mais e TV Diário do Sertão em Brasília, durante a cobertura das eleições da Câmara e do Senado, Moro disse que as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) são excessivas e desproporcionais.
Dois anos após os ataques golpistas, o STF já condenou 371 pessoas das mais de duas mil investigadas por participar dos atentados aos prédios dos três Poderes. Além disso, outras 527 admitiram a prática de crimes menos graves e fizeram acordo com o Ministério Público Federal (MPF), totalizando 898 envolvidos responsabilizados até o momento.
“Claro que ninguém concorda com invasão e aquela destruição que houve do patrimônio público. Mas, condenar uma pessoa a 17 anos de prisão por conta desses atos é absolutamente exagerado”, opinou Sergio Moro. “Eu sou contra a impunidade, mas também as punições têm que ser proporcionais”, completa.
LEIA TAMBÉM:
A maioria dos condenados – 225 – teve suas ações classificadas como graves. As penas para esses réus variam de três anos a 17 anos e seis meses de prisão. Os crimes pelos quais foram condenados são cinco: tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público.
Outras 146 pessoas foram condenadas por incitação e associação criminosa, considerados crimes simples. Elas não foram presas, mas devem usar tornozeleira eletrônica por um ano, pagar multa, prestar 225 horas de serviços à comunidade e participar de um curso presencial sobre democracia. Além disso, estão proibidas de usar redes sociais nesse período e de viajar, mesmo dentro do Brasil, sem autorização judicial. Cinco pessoas foram absolvidas das acusações.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário