header top bar

section content

VÍDEO: Para se elegerem, candidatos a deputado da região de Cajazeiras precisam de “votos fora”, diz Josival

O caminho para um candidato a deputado estadual oriundo do Sertão paraibano chegar à Assembleia Legislativa é somar votos também fora da sua região. Essa é a constatação feita pelo jornalista cajazeirense Josival Pereira, um dos principais especialistas em política paraibana

Por Luis Fernando Mifô

23/04/2025 às 17h09 • atualizado em 23/04/2025 às 17h19

O caminho para um candidato a deputado estadual do Sertão paraibano chegar à Assembleia Legislativa é somar votos também fora da sua região, entre 20 e 25 mil. Essa é a constatação feita pelo jornalista cajazeirense Josival Pereira, um dos principais especialistas em política paraibana.

Os votos na região de Cajazeiras, composta por 15 municípios, deverão ser disputados por quatro principais candidatos: o deputado estadual e líder do governo na Assembleia, Chico Mendes (PSB); o deputado estadual Júnior Araújo (PSB); o deputado estadual e secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho (Republicanos); e a primeira-dama do município de São João do Rio do Peixe, Hélida Larucia de Sá Fernandes (sem partido).

“A consciência que todos tem que ter é que nenhum candidato sai eleito daquela região, é preciso ter votos fora. Ou tem voto fora para completar, ou não se elege”, afirma Josival Pereira.

Nesse contexto, Pereira vê que Chico Mendes, Júnior Araújo e Chico Mendes partem na frente. Nas eleições de 2022, Wilson Filho obteve 47.129 votos; Chico Mendes somou 43.068 votos e Júnior Araújo foi eleito com 41.800 votos.

Os pré-candidatos a deputado estadual que disputam votos no Alto Sertão: Wilson Filho; Chico Mendes; Júnior Araújo e Larucia de Sá (Fotos 1,2 e 3: Diário do Sertão; Foto 4: Arquivo Pessoal)

“A impressão que eu tenho é que Chico Mendes e Júnior Araújo manterão essa votação porque eles estão, inclusive, ampliando. Júnior perdeu algumas votações e Chico Mendes ganhou outras, mas eu acho que terminha repondo até o final”, avalia o jornalista.

“A candidatura de Larucia vai depender de construir votos fora. Se não construir votos fora, vai terminar tendo dificuldades. É preciso ter de 20 a 25 mil votos fora para ter absolutamente garantida da eleição para deputado estadual. Disputar só na região, não dá para somar e garantir a eleição”, arremata.

ENTREVISTA COMPLETA COM JOSIVAL PEREIRA

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: