header top bar

section content

VÍDEO: Para Josival Pereira, João tentará o Senado e, se depender de pesquisa, Cícero será candidato no grupo

Na avaliação do jornalista, o governador João Azevêdo deve mesmo sair candidato ao Senado, o que abriria caminho para o atual vice-governador Lucas Ribeiro assumir o governo. Mas, o prefeito da capital seria favorito na sucessão do governo se a escolha for feita através de pesquisa

Por Fernando Alencar

25/04/2025 às 16h27 • atualizado em 25/04/2025 às 17h54

Durante entrevista à TV Diário do Sertão, o jornalista cajazeirense Josival Pereira analisou o atual cenário político da Paraíba, especialmente em relação às possíveis pré-candidaturas ao Governo do Estado nas eleições de 2026. Em sua avaliação, o governador João Azevêdo (PSB) deve mesmo sair candidato ao Senado, o que abriria caminho para o atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP) assumir o governo e ser candidato.

“A história de João sair para o Senado, eu acho que sai, acho que é definitivo. A candidatura de João já não é mais dele. A candidatura de João é do PSB, é de Lula, que está precisando muito eleger senadores. João sai. Agora, quem vai ser candidato? Automaticamente, a bola fica com Lucas Ribeiro”, afirmou Josival.

O jornalista destacou, no entanto, que a confirmação de Lucas Ribeiro como nome governista para a sucessão estadual dependerá de fatores estratégicos, como o desempenho nas pesquisas e a força dos candidatos da oposição. Nomes como os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP) e Hugo Motta (Republicanos) também são cogitados, mas Josival vê a possibilidade de Cícero Lucena (PP), atual prefeito de João Pessoa, despontar como alternativa viável.

Vice-governador Lucas Ribeiro e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Reprodução)

“Mas, aí, eu acho que vai depender um pouco de pesquisas, e vai depender um pouco de quem será o candidato da oposição, como é que as forças de oposição vêm. Eles não vão arriscar. Nem Aguinaldo Ribeiro, nem Hugo Motta arrisca, nem João vai arriscar. Então, se for preciso botar um candidato mais competitivo, eu acho que entra também a candidatura de Cícero Lucena. Sobretudo, eu acho que é o que vai chegar melhor nas pesquisas lá na frente. Uma outra hipótese, mas remota, que eu acho, é Hugo Motta, que uniria todo mundo mesmo sem as pesquisas, mas eu acho que se depender de pesquisa vai ser Cícero Lucena”, analisou.

No campo da oposição, Josival avalia que o nome do senador Efraim Filho (União Brasil) tem mais chances de se consolidar do que o do ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB). No entanto, ele alerta que a permanência de Efraim na federação PP-União pode ser um obstáculo, caso ele perca o controle político da mesma.

Senador Efraim Filho (União Brasil) (Foto: Diário do Sertão)

“A oposição tem Efraim Filho e Pedro Cunha Lima. Acho que está mais para Efraim. Um problema de Efraim é nessa federação, se ele perder o controle da federação ele pode não ser candidato”, comentou.

Diante desse cenário, Josival aponta que Efraim poderia se alinhar com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o que abriria margem para uma candidatura com perfil mais alinhado ao bolsonarismo na Paraíba.

“Entraria uma outra solução, que eu acho que Efraim poderia escolher o PL, partido de Bolsonaro, e teria uma opção lá com Queiroga, uma candidatura mais bolsonarista na Paraíba”, concluiu.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: