Documentário sobre Frei Damião relembra trajetória de um dos religiosos mais conhecidos do Nordeste
O filme "Frei Damião - O santo do Nordeste", tem produção da Fábrica Estúdios e roteiro de Nadezhda Bezerra.
A pré-estreia do documentário, “Frei Damião – O santo do Nordeste”, da cineasta Deby Brennand ocorre nesta segunda-feira (29), a partir das 20h, no Cinema São Luiz, em Recife, PE.
Frei Damião é uma das figuras religiosas mais admiradas por católicos brasileiros. Foram mais de 60 anos de dedicação ao Nordeste.
- VEJA TAMBÉM: VÍDEO: Após decreto do Vaticano, Frei Damião será beatificado em tempo recorde, diz padre de Cajazeiras
Para a diretora do filme Deby Brennand, o seu desejo é mostrar o filme primeiro em Pernambuco, onde é a terra de quase todo mundo que fez o longa.
O filme remonta a trajetória do sacerdote italiano mesclando cenas gravadas por atores, imagens de arquivo e entrevistas.
FILMAGENS E ENTREVISTAS
As filmagens foram feitas entre os anos 1970 até a morte do frei, em 1997. Para Deby, é difícil mexer com a fé alheia. “Espero que os fiéis gostem e vejam Frei Damião retratado como um homem, porque foi isso que eu busquei fazer”.
O documentário mostra filmagens que ocorreram no ano passado e levaram a equipe a passar por várias cidades do Nordeste e pela Itália, lugares por onde o religioso passou. As entrevistas foram realizadas com familiares, padres, freiras e fiéis.
“ Acredito que ele vai fazer com que as pessoas matem saudades de Frei Damião, porque elas sentem um carinho enorme por essa figura que dedicou a vida inteira por um luta”, afirma Frei Jociel, postulador da causa de beatificação do Frei Damião no Brasil.
PRODUÇÃO
O filme “Frei Damião – O santo do Nordeste”, tem produção da Fábrica Estúdios e roteiro de Nadezhda Bezerra. A produção traz à tona vídeos inéditos para um documentário que nunca chegou a sair do papel.
DIÁRIO DO SERTÃO com Folha de Pernambuco
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário