header top bar

section content

VÍDEO: Morre aos 85 anos em São Paulo, Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Católica Canção Nova

A causa morte, segundo a Canção Nova, foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora. A TV Canção Nova está realizando a cobertura das exéquias até a próxima quinta-feira quando haverá o sepultamento

Por Luiz Adriano

13/12/2022 às 11h23 • atualizado em 13/12/2022 às 11h30

Morreu aos 85 anos na noite desta segunda-feira (12) na cidade de Cachoeira Paulista, em São Paulo, o Monsenhor Jonas Abib. Ele foi o fundador da Comunidade Católica Canção Nova. A informação do óbito foi anunciada nas redes sociais da comunidade.

Conforme a Canção Nova, o religioso havia passado um mês internado para tratamento de uma pneumonia e teria deixado a unidade hospitalar na última quinta-feira (8).

A causa morte, segundo a Canção Nova, foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora.

De acordo com o relato, o Monsenhor vinha realizando tratamento quimioterápico de um mieloma, que é um tipo de câncer, desde 2021.

Monsenhor Jonas Abib faleceu na noite desta segunda-feira (12) – foto: Daniel Mafra/Canção Nova

VELÓRIO

A cobertura das exéquias está sendo veiculada no canal de TV da Canção Nova. Segundo o Instagram da comunidade, o corpo está sendo velado no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes e será sepultado no Santuário do Pai das Misericórdias, ambos na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista-SP, onde o sacerdote viveu por mais de 40 anos à frente da Comunidade que fundou.

O velório ocorre nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14) no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes. Quinta-feira (15), será transferido para o Santuário do Pai das Misericórdias.

A Missa de corpo presente e sepultamento ocorrerão na quinta-feira (15) às 15h, no Santuário do Pai das Misericórdias.

O link da TV Canção Nova está no topo do texto onde o internauta pode acessar e acompanhar toda cobertura dos atos fúnebres do Monsenhor Jonas Abib.

BIOGRAFIA

O Monsenhor Jonas Abib Nasceu no dia 21 de dezembro de 1936 em Elias Fausto (SP). Filho de Sérgio Abib, de ascendência sírio-libanesa e de Josepha Pacheco Abib, de ascendência italiana, residente em São Paulo.

Aos 7 anos, iniciou o curso de primeiro grau no Colégio Padre Moye, em São Paulo (SP) dirigido pelas Irmãs da Providência de Gap.

Aos 13 anos, entrou para o seminário salesiano, no Colégio São Manoel, em Lavrinhas (SP). Cursou Filosofia em Lorena (SP) e Teologia em São Paulo (SP), sendo ordenado sacerdote, em 1964, com o lema “Feito tudo para todos”.

Um dos marcos em sua vida e ministério foi quando conheceu a Renovação Carismática Católica em 1971. Empenhado no trabalho com a juventude, fundou a Comunidade Canção Nova oito anos depois, em 1978. Um carisma cuja missão é a evangelização pelos meios de comunicação.

Em 2002, esteve com o Papa João Paulo II, hoje santo da Igreja Católica. O encontro foi, para ele, a confirmação de sua missão na Canção Nova.

Em 2004, foi a vez de Fátima, Portugal. Lá, ele consagrou ao Imaculado Coração de Maria todo o Sistema Canção Nova de Comunicação e também os membros e sócios desta obra.

Uma grande realização veio em 2004: a inauguração do Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, um local para mais de 80 mil pessoas. Por ocasião da novidade, um grande evento que se tornou o maior da Comunidade: “Hosana Brasil”.

Já aos 70 anos de idade, a novidade foi a gravação do seu primeiro DVD musical, intitulado “Como é linda a nossa família”. A obra foi lançada no dia 2 de fevereiro de 2008, quando a Comunidade completou 30 anos, e apresenta algumas das melodias consagradas em sua caminhada na música católica.

Em outubro de 2007, um reconhecimento importante para seu ministério sacerdotal: o título de Monsenhor. Foi concedido pelo Papa Bento XVI a pedido do bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni Santos.

No ano seguinte, um marco para a Comunidade Canção Nova: o Reconhecimento Pontifício, em Roma, no Vaticano. O reconhecimento definitivo veio em 2014, no dia 29 de junho.

Com isso, a Canção Nova é considerada, pela Santa Sé, como uma “Associação de fiéis Internacional de Direito Pontifício”. Ou seja, está a serviço da Igreja no mundo inteiro, não só local.

Outro grande momento na história do sacerdote foi quando, em janeiro de 2009, a Comunidade por ele fundada foi admitida oficialmente na Família Salesiana. Os salesianos são uma organização internacional de pessoas dedicadas, em tempo integral, ao serviço dos jovens, especialmente os mais pobres e necessitados.

(Texto em itálico – reproduzido do site noticias.cancaonova.com).

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: