header top bar

section content

VÍDEO: Papa Francisco pede cessar-fogo e paz em países que vivenciam o drama da guerra e dos conflitos

Na tradicional mensagem de Natal, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, diante de milhares de fiéis, o pontífice clamou por cessar fogo e também citou Venezuela, Colômbia e Nicarágua

Por Luis Fernando Mifô

25/12/2024 às 14h27 • atualizado em 25/12/2024 às 14h38

Na tradicional mensagem de Natal na Basílica de São Pedro, no Vaticano, diante de milhares de fiéis, Papa Francisco clamou pelo cessar fogo e pela paz nos países que vivem o drama da guerra.

Ele citou o conflito entre Rússia e Ucrânia; os bombardeios de Israel em Gaza, “onde a situação humanitária é gravíssima”; ataques também de Israel no Líbano; guerra civil na Síria, onde o ditador Bashar al-Assad foi deposto por tropas rebeldes, entre outros locais que vivem tensões bélicas.

No continente africano, os países mencionados foram República Democrática do Congo, Burkina Faso, Mali, Níger e um olhar especial por Moçambique.

Na Ásia, a situação mais preocupante é vivida pelos habitantes de Mianmar, “que sofrem imensamente devido aos contínuos confrontos armados”. Na América, o pedido de paz foi para Haiti, Venezuela, Colômbia e Nicarágua.

“Ele espera-nos na soleira da porta. Espera por cada um de nós, sobretudo pelos mais frágeis: espera as crianças, todas as crianças que sofrem por causa da guerra e da fome; espera os idosos; espera aqueles que perderam a própria casa ou fogem da sua terra; espera os que perderam ou não encontram trabalho; espera os prisioneiros; espera aqueles que são perseguidos por causa da sua fé”, diz o líder católico.

A exortação do pontífice é para que não tenhamos medo, pois “a porta” de Deus “está aberta, escancarada”. No entanto, ele recordou que entrar exige o sacrifício de deixar para trás contendas e divisões: “Neste Natal, início do ano jubilar, convido todas as pessoas, todos os povos e nações a terem a coragem de atravessar a porta, a tornarem-se peregrinos da esperança, a calarem as armas e a superarem as divisões.”

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: