header top bar

section content

VÍDEO: Abstinência de carne e jejum são compromissos cristãos que simbolizam a humildade, destaca padre

Padre Emanuel Anchieta, administrador paroquial da Sagrada Família, em Cajazeiras, considera esses costumes um "compromisso cristão" para quem está inserido na faixa etária e não possui nenhum problema de saúde impeditivo

Por Luis Fernando Mifô

16/04/2025 às 18h42 • atualizado em 16/04/2025 às 18h47

A origem e a representatividade do costume católico de se abster de comer carne em determinadas datas do ano, principalmente na Sexta-feira Santa e na Quarta-feira de Cinzas, ainda são desconhecidas para muitos cristãos, assim como o jejum durante a Quaresma, período de preparação para a Páscoa. Em síntese, essas práticas seriam uma forma de se arrepender dos pecados, se afastar deles e se aproximar de Deus.

Padre Emanuel Anchieta, administrador paroquial da Sagrada Família, em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, considera esses costumes um “compromisso cristão” para quem está inserido na faixa etária e não possui nenhum problema de saúde impeditivo.

Segundo ele, o jejum deve ser feito a partir de 18 anos de idade até os 60 anos. Já a abstinência de carne abrange dos 14 aos 60 anos. Essa segunda prática católica, na explicação do sacerdote, é uma simbologia da simplicidade.

“O peixe era mais simples, um alimento mais pobre. Portanto, é estar diante de uma reflexão sobre a simplicidade, a modéstia no alimento neste período da Quaresma, de preparação para a celebração anual da Páscoa e para o Tríduo Pascal, especificamente na Sexta-feira da Paixão. E recomenda-se também no Sábado Santo, unido à Nossa Senhora e aos discípulos na descida do Senhor à mansão dos mortos”, explica o padre.

TV Diário do Sertão entrevista Padre Emanuel Anchieta (Foto: Fernanda Layse/Dário do Sertão)

Ele também recomenda outros tipos de abstenções importantes para o espírito, como das mídias digitais, das redes socias e de outros hábitos contemporâneos que podem se tornar vícios.

“Se a gente faz uma avaliação, a gente percebe que está se tornando vício ou acomodação, ou até estamos nos tornando condicionados àquele hábito. E neste período nós podemos dizer ‘eu não estou condicionado, eu sou livre diante dessas realidades para escolher’, e aí se abstém.”

Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal é um período de três dias de celebrações cristãs que vai da Quinta-feira Santa até o Domingo de Páscoa. É um momento central da fé cristã que recorda a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Na Quinta-feira Santa ocorre a celebração da instituição da eucaristia e lava pés, seguida de velação ao Cristo crucificado. Na Sexta-feira Santa, a celebração do beijo da cruz. No Sábado Santo, a celebração da Vigília Pascal, também conhecida como “Grande Sábado”.

ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA COM PADRE EMANUEL ANCHIETA

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: