header top bar

section content

VÍDEO: Francisco, o primeiro papa latino-americano, morre aos 88 anos após marcar a história da Igreja

Ele faleceu às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 horário local. O anúncio da morte foi feito pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica, em um comunicado oficial

Por Luiz Adriano

21/04/2025 às 07h13 • atualizado em 21/04/2025 às 07h24

Papa Francisco - Foto: divulgação/Vatican News/Instagram

O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. A notícia foi anunciada pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica, em um comunicado oficial. ​Ele faleceu às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 horário local.

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, e foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica. Ele assumiu o papado em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI, e se destacou por sua ênfase na misericórdia, humildade e compromisso com os pobres. ​

Os fiéis de todo o mundo prestam homenagens e aguardam as cerimônias fúnebres que ocorrerão nos próximos dias.

Recentemente, o Papa tratou de uma bronquite que resultou em um quadro infeccioso. Ele ficou quase 40 dias internado no Hospital Gemelli, em Roma.

Veja o anúncio da morte feito nas redes sociais do Vaticano

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco.

Às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, voltou para a casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.

Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”

Histórico de enfermidade – Após ficar mais de 1 mês internado, o papa Francisco recebeu alta médica no último dia 23 de março.

Após a alta, os médicos ressaltaram que seria necessário um período de repouso em convalescença por pelo menos dois meses.

O Papa foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o último dia 14 de fevereiro, para tratar uma pneumonia bilateral.

O Santo Padre que tinha 88 anos, havia reduzido seus compromissos devido a problemas recorrentes de saúde e cirurgias recentes.

Secessão – A sucessão papal tem início entre 15 e 20 dias após o falecimento do pontífice. Nesse intervalo, o Vaticano organiza a reunião do Colégio dos Cardeais, formado por representantes da Igreja de diversos países, que serão responsáveis por eleger o novo líder da Igreja Católica.

Veja o anúncio da morte do Papa:

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: