João Azevêdo decreta situação de emergência e cria Comitê Gestor de Crise para combater coronavírus
A medida, que será publicada no DO deste sábado (14), tem caráter preventivo e objetiva assegurar estruturas necessárias para enfrentar possíveis casos no Estado
O governador João Azevêdo determinou, nesta sexta-feira (13), decreto de situação de emergência em saúde pública em virtude da epidemia de coronavírus (Covid-19) no Brasil com potenciais repercussões na Paraíba.
A medida, que será publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (14), tem caráter preventivo e objetiva assegurar estruturas necessárias para o enfrentamento de possíveis casos no Estado.
Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba possui 13,32% de sua população acima de 60 anos de idade, grupo mais vulnerável à doença.
O decreto também determina a criação do Comitê de Gestão de Crise, que será coordenado pela SES e pelo Gabinete do Governador e contará com a participação de representantes das secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão; Fazenda; Segurança e Defesa Social; Administração Penitenciária; Educação; Administração; Comunicação Institucional; Desenvolvimento Humano; Procuradoria Geral do Estado; e Controladoria Geral do Estado.
VEJA TAMBÉM
Paraíba discute ações de combate ao coronavírus com secretários de Saúde do Nordeste
Durante reunião realizada nesta sexta com secretários, o governador João Azevêdo já determinou o adiamento do início das plenárias do Orçamento Democrático Estadual e de atividades do Governo do Estado que envolvam a aglomeração de mais de 100 pessoas.
Outra medida anunciada pelo governador foi o pedido de antecipação, junto ao Ministério da Saúde, de vistoria de equipamento para que o Estado realize os testes de virologia que detectam em até 24 horas a incidência do coronavírus. Já a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) reforçará sua atuação nas instituições de longa permanência da Paraíba para orientar nos cuidados e visitações aos idosos.
O Governo do Estado disponibilizou um plantão telefônico que funcionará 24 horas para a população tirar dúvidas acerca das primeiras providências em casos de suspeita do coronavírus. Os números são: 99146-9790 / 99146-9250 / 99147-0810.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário