Secretário rebate denúncia de que estaria havendo subnotificação dos casos de coronavírus na Paraíba
Secretário de Saúde chamou de 'boato' a informação e garantiu que o sistema de saúde do estado está preparado para identificar e tratar os casos
O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, rebateu a informação de uma médica pneumologista de que estaria havendo subnotificação dos casos de coronavírus no estado.
Em entrevista a um programa de rádio de João Pessoa na tarde desta quarta-feira (18), Medeiros chamou de ‘boato’ a informação e garantiu que o sistema de saúde do estado está preparado com todo o suporte necessário para identificar e tratar os casos.
“Infelizmente uma médica destemperada e sem conhecimento propicia o pânico na população. O governo está pronto para enfrentar o coronavírus. Inclusive, estamos sendo referência para outros estados nesse combate. Estamos funcionando dentro dos critérios técnicos do Ministério da Saúde”, falou o secretário.
VEJA TAMBÉM: Paraíba confirma primeiro caso de coronavírus no estado; homem de 60 anos tem histórico de viagem para a Europa
Geraldo Medeiros explicou que, desde o dia 21 de fevereiro, há um planejamento estratégico que contempla todos os cenários possíveis.
“Temos 590 respiradores que podem ser remanejados e oito ondas que podem ser disparadas, paulatinamente, com 30 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI, distribuídos de acordo com a demanda e que serão disparados, novamente, quando 50% dos leitos estiverem ocupados. Temos 250 leitos de UTI. Em relação à disponibilidade de coleta de material e exames, temos os técnicos de vigilância em saúde da Secretaria e um posto de coleta no Juliano Moreira, criado nesta terça, obedecendo ao protocolo do Ministério da Saúde”.
Ainda de acordo com ele, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) não realiza coleta indiscriminada de material: “Todos os materiais estão sendo enviados ao Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará, e divulgamos os resultados assim que recebemos, pelo sistema”.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário