header top bar

section content

Lei do Teste do Pezinho Ampliado para diagnóstico precoce de doenças em bebês na PB é destaque nacional

A lei de autoria do deputado Jeová Campos, também determina que o exame ocorra na alta hospitalar e os pais tenha acesso ao resultado em até 15 dias

Por José Dias Neto

03/10/2022 às 08h30 • atualizado em 06/10/2022 às 14h50

Visita de Jeová Campos ao Lacen-PB. (Foto: divulgação).

A lei 11.566/19 que garante que todos os bebês nascidos nas unidades da rede pública de saúde da Paraíba tenham o direito ao teste de triagem neonatal em sua modalidade ampliada, assegurando o diagnóstico precoce de 10 doenças fez com que o Estado assumisse lugar de destaque na discussão da saúde pediátrica nacional.

A lei de autoria do deputado Jeová Campos, também determina que o exame ocorra na alta hospitalar e os pais tenha acesso ao resultado em até 15 dias. Para o deputado Jeová Campos, essa legislação é uma conquista de todos. O objetivo é ter uma política preventiva para as crianças que ainda não nasceram. Existem várias patologias que as crianças trazem ao vir ao mundo, mas que se tratadas a tempo têm cura. A Paraíba é pioneira e estamos dispostos a debater o assunto e ampliar essa discussão”, ressaltou Jeová Campos.

A partir do teste pode ser diagnosticado precocemente 10 doenças como fenilcetonúria e outras aminoacidopatias; hipotireoidismo congênito; hiperplasia adrenal; galactosemia; deficiência de biotinidase; toxoplasmose congênita; deficiência de G6PD; fibrose cística; anemia falciforme e outras hemoglobinopatias; e leucinose.

(Foto: Site do Senado Federal).

O teste do pezinho é feito com uma só picada no calcanhar dos bebês e ele é uma das principais maneiras de diagnosticar uma série de doenças, mesmo que os sintomas ainda não tenham aparecidos.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: