Quase 99% dos alimentos ultraprocessados têm ingredientes que aumentam risco de doenças, aponta estudo
A constatação é resultado de um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP)
Um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), aponta que quase 99% dos alimentos ultraprocessados comercializados no Brasil têm alto teor de sódio, gorduras, açúcares ou aditivos para realçar cor e sabor.
Uma das autoras do estudo, a professora Daniela Canella, que faz parte do Departamento de Nutrição Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde do Instituto de Nutrição da Uerj, afirma que esses ingredientes estão associados a uma série de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, além da obesidade.
Segundo o estudo, os produtos químicos estão presentes em quase todos os biscoitos, margarinas, bolos e tortas, achocolatados, bebidas lácteas e sorvetes, frios, embutidos e bebidas gaseificadas, além das refeições prontas, pizza, lasanha, pastelaria e bebidas açucaradas.
Daniela Canella defende que nas embalagens haja informações obrigatórias para os consumidores identificarem melhor não só os alimentos com alto teor de sódio, açúcar e gorduras, mas também aditivos como corantes, aromatizantes e emulsificantes.
LEIA TAMBÉM:
Um estudo que já havia sido realizado pelo Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP entre 2009 e 2017 indicou que alimentos ultraprocessados aumentam as chances de formação de tumores, ou seja, de surgimento do câncer.
Ao longo dos 8 anos de pesquisa, foi verificado um aumento de mais de 10% dos casos de câncer causados por um incremento de 10% no consumo desses alimentos.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário