VÍDEO: Secretaria de Saúde confirma segunda morte por dengue na Paraíba; médico explica sintomas
A vítima foi uma mulher de 42 anos que morreu na cidade de Conde, cinco dias após contrair a doença
A Gerência de Vigiâancia em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) confrmou, nessa segunda-feira (26), a segunda morte por dengue na Paraíba em 2024. De acordo com o secretário executivo de Rede Hospitalar, Patrick Almeida, a vítima foi uma mulher de 42 anos, da cidade de Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa. Ela morreu no dia 19 desse mês, cinco dias após contrair a dengue.
A mulher já tinha comorbidades, entre elas hipertensão, diabetes e leucemia. Ao contrair dengue, a doença acabou evoluindo para sangramento, que antes era chamado de dengue hemorrágica e hoje classificam como dengue grave.
A Paraíba já havia registrado a morte de uma mulher de 24 anos, da cidade de Camalaú, vítima de dengue. Existem ainda três mortes em investigação, sendo dois óbitos com sintomas de dengue e um óbito com sinais de chikungunya.
A Secretaria de Estado da Saúde já registrou 1.611 casos prováveis de arboviroses, sendo 1.441 casos de dengue, 158 de chikungunya e 12 de zika.
Há cerca de duas semanas, o governador João Azevêdo se reuniu virtualmente com os prefeitos dos 223 municípios da Paraíba para alinhar estratégias e ações contra a dengue. Algumas das ações citadas foram a implantação de estrutura de tenda de hidratação de curta duração; a disponibilização do sistema de Telessaúde para orientar os profissionais de saúde, em especial os que estiverem na Atenção Primária ou UPA, o Alô Saúde Dengue, com o número 0800 281 6591, para tirar dúvidas da população; a abertura da Sala de Situação das Arboviroses para monitorar e supervisionar a implementação das ações de mobilização e combate ao mosquito transmissor da dengue; e a distribuição das primeiras doses da vacina Qdenga para 14 municípios, que são: João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado. A princípio, a vacina atende apenas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário