VÍDEO: Após família sousense doar órgãos de jovem, diretora da Central de Transplantes explica procedimento
Jovem de 20 anos faleceu três dias após grave acidente de moto em Sousa e a família optou por doar orgãos
Em entrevista ao Blog do Levi, a diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias Carvalho explicou como funcionou o procedimento de doação dos órgão do jovem sousense, vítima de acidente de moto.
José Luiz Figueiredo Lopes, Zezé como era conhecido, tinha apenas 20 anos e sofreu um grave acidente na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba, após três dias internado no Hospital de Trauma de Campina Grande, acabou não resistindo e a família autorizou a doação dos orgãos do rapaz.
Rafaela Dias contou que no mês de março houve bastante doações e que várias pessoas saíram da lista de espera. Ela ressalta que “as doações e transplantes só existem se a família autorizar e foi o que aconteceu com a última doação desse domingo de páscoa”, referindo-se ao caso do jovem de Sousa.
LEIA TAMBÉM:
Segundo ela, toda equipe de transplante ficou bastante comovida com o caso de Zezé, principalmente por ter acontecido em um domingo de páscoa, que na religião católica marca a ressurreição de Jesus Cristo.
“Doação e renascimento num domingo de páscoa é tudo aquilo que Jesus Cristo nos ensinou. Desse jovem, outra jovem renasceu com sue coração, uma jovem de 36 anos, mãe, que agora tem a possibilidade de criar seus filhos. E um homem de 40 anos que tem a perspectiva de uma qualidade de vida melhor com essa doação. As córneas desse jovem, que serão transplantadas em duas pessoas. Veja que de uma doação nós conseguimos tirar quatro pessoas da lista de espera”, destacou.
Em relação ao procedimento, Rafaela contou que foi tranquilo e que a partir do Hospital de Trauma de Campina Grande, o coração seguiu para o Hospital Metropolitano e o fígado para o da UNIMED, já as córneas estão no Banco de Olhos da Paraíba e será enviado para duas pessoas. Em relação aos rins, ela explicou que não foi possível aproveitar, pois apresentavam alterações.
Ela informou ainda, que na Paráiba é feito o transplantes de coração, fígado, rins e córnea, que são considerados tecidos. A diretora da Central Estadual de Transplantes também falou sobre a lista de espera no estado e quais situações as famílias podem autorizar a doação de órgãos.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário