header top bar

section content

VÍDEO: Durante evento na ALPB, neurocirurgião diz que pacientes com fibromialgia sofrem preconceito

O médico discorreu sobre tratamento, pontuou que não há cura para a enfermidade, falou sobre outras doenças em relação à terceira idade, entre outros pontos importantes

Por Luiz Adriano

26/04/2024 às 18h00 • atualizado em 26/04/2024 às 18h03

O Dr. Erickson Bonifácio, Neurocirurgião da Coluna, participou nessa quinta-feira (25) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), de uma Audiência Pública para discutir os direitos das pessoas com fibromialgia.

Durante sua fala, Dr. Erickson ressaltou que a fibromialgia “é uma causa de muito clamor” da sociedade. Ele disse que 3% da população é acometido pela doença, além de outros quadros mais severos, mas relativamente controlados.

O médico falou da importância do evento em poder discutir um tema tão importante. Ele explicou que há muito preconceito envolvido e é preciso combater.

“A maioria não tem assistência adequada. Muitas vezes não recebem um diagnóstico, recebem um rótulo, encontram o preconceito na sociedade, inclusive nos ambientes de assistência. Quem tem fibromialgia aqui e já teve que ir para o INSS e o médico lá do INSS ignorar o laudo do médico falando que o indivíduo tem fibromialgia? Isso acontece de verdade no dia a dia, mas porque não existe regulamentação”, enfatizou.

“Primeiramente, temos que tirar o preconceito da sociedade, isso é um espaço importantíssimo para a gente debater sobre isso, de trazer à tona, criar legislação, obviamente tem que ter um debate porque a legislação tem que envolver quais são os critérios que elenca como a deficiência, como seria o critério da deficiência […]”, frisou.

O médico ainda discorreu sobre tratamento, pontuou que não há cura para a enfermidade, falou sobre outras doenças em relação à terceira idade, entre outros pontos importantes.

DEFINIÇÃO

A Fibromialgia é uma condição crônica que afeta milhares de pessoas na Paraíba, gerando dor generalizada, fadiga e diversos outros sintomas incapacitantes.

O EVENTO

O evento foi proposto pelo deputado Wilson Filho e aconteceu no plenário da Casa de Epitácio Pessoa. Estiveram presentes, o deputado Dr. Romualdo, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil organizada.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: