header top bar

section content

VÍDEO: Com raízes em Cajazeiras, secretária de Saúde de Recife-PE destaca ‘determinação sertaneja’ na saúde

Luciana Albuquerque é sanitarista, graduada em Odotonlogia, tem residência em Saúde Coletiva, mestrado em Saúde Pública e doutorado em Saúde Internacional

Por Priscila Tavares

31/05/2024 às 18h35 • atualizado em 31/05/2024 às 18h47

Em visita ao Recife, o jornalista Heron Cid, da RedeMais, entrevistou a cajazeirense Luciana Alburquerque, secretária de Saúde da capital pernambucana. Ela é sanitarista, graduada em Odotonlogia, com residência em Saúde Coletiva, mestrado em Saúde Pública e doutorado em Saúde Internacional.

Luciana já foi chefe de divisão da Diretoria de Planejamento e Gestão e assessora técnica do gabineteda da Secretaria de Saúde do Recife; foi diretora geral de promoção, monitoramento e avaliação da Vigilância em Saúde e secretária Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Desde 2021, a cajazeirense exerce a função de Secretária de Saúde do Recife.

A secretária explica que nasceu no Recife, mas veio morar em Cajazeiras aos 3 anos, onde até hoje mora a família da sua mãe. “Tenho muito orgulho de dizer que sou paraibana, que sou cajazeirense. Moro em Recife desde 14 anos, então, tenho mais tempo morando em Recife do que morei na Paraíba”, disse.

Além de suas funções na gestão pública, desde 2006 é pesquisadora do Grupo de Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde (GEAS) do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), e é docente do mestrado profissional de Avaliação em Saúde do IMIP.

Luciana Albuquerque secretária de Saúde do Refice-PE (Foto: Rerodução/Portal Diário)

Luciana é filha de José Bezerra, mais conhecido como Louro, e Lúcia Albuquerque, irmã de Louise (professores e coordenadora pedagógica de Santa Helena) e do arquiteto Felipe Albuquerque. Ela é casada com Dr. George D’angelo e mãe de Lucca Albuquerque D’angelo. Durante a entrevista ela falou sobre o gerenciamento da pasta da Saúde em Recife e todos os seus desafios.

“Eu sempre digo que fazer gestão pública não é fácil. É muito jogo de cintura, mas você tem que ter muito conhecimento técnico e ter muita conversa olho no olho. Acho que o diálogo na gestão pública faz muita diferênça. E a determinação sertaneja, a determinação paraibana, quando a gente junta isso tudo dá um bom caldo”, disse.

Ela falou ainda sobre todo trabalho que vem desenvolvendo na capital e ressaltou o uso da tecnologia para auxiliar na gestão em saúde.

“O que a gente busca com o digital não é a solução para os nossos problemas. Mas o digital a gente sabe que pode ajudar muito a otimizar recursos, a ser mais eficiente e é isso que a gente tem buscado aqui no Recife. A gente tem hoje mais de 80% da nossa rede informatizada com boa conectividade”, contou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: