header top bar

section content

VÍDEO: João Azevêdo sobre proibição de fogueiras na PB: “O sentido de quem faz gestão é cuidar das pessoas”

Governador vetou a revogação da lei que proíbe fogueiras em áreas urbanas no estado da Paraíba, uma tradição das celebrações juninas

Por Luis Fernando Mifô

01/07/2024 às 17h08 • atualizado em 01/07/2024 às 17h13

Na última sexta-feira (28), o governador João Azevêdo (PSB) vetou a revogação da lei que proíbe fogueiras em áreas urbanas no estado da Paraíba, uma tradição das celebrações juninas, especialmente na véspera de São Pedro. A proibição foi publicada durante a pandemia de Covid-19 em 2020 para proteger a população do agravamento das crises respiratórias causado pela fumaça das fogueiras.

Na Rede Mais, em João Pessoa, Azevêdo justificou que, embora compreenda o aspecto cultural tradicional das fogueiras de São João, a gestão pública deve priorizar a saúde das pessoas, sobretudo se houve surto de crises respiratórias recente.

“Eu entendo que existe uma questão cultural. Entretanto, a gente tem que entender que por mais que a pandemia tenha sido debelada, ela não sumiu efetivamente. E nós sabemos, pelos relatórios médicos, dos problemas que são causados pela fumaça para crianças com problemas de síndromes respiratórias agudas graves”, falou o governador.

A revogação da lei havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no dia 4 de junho, após proposta do presidente Adriano Galdino (Republicanos). Contudo, na justificativa do governador João Azevêdo, ele cita um decreto recente que declara situação de emergência devido ao aumento dos casos de síndromes respiratórias.

“O sentido de quem faz gestão é cuidar das pessoas. Então, eu não acho que a essa altura tenha mais tanta simbologia uma fogueira”, declarou o governador.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: