header top bar

section content

VÍDEO: Autoridades visitam obra do Centro Oncológico de Cajazeiras e projetam inauguração ainda em 2025

A obra é considerada uma das mais importantes para a saúde da região porque tem como objetivo atender, principalmente, a população que ainda precisa se deslocar para João Pessoa para receber tratamentos adequados para o câncer

Por Luis Fernando Mifô

21/02/2025 às 19h55

Dezenas de autoridades realizaram, na manhã desta sexta-feira (21), uma visita técnica para inspecionar a obra de construção do Centro de Oncologia do Hospital Napoleão Laureano na cidade de Cajazeiras, no Sertão do estado. A obra é considerada uma das mais importantes para a saúde da região porque tem como objetivo atender, principalmente, a população que ainda precisa se deslocar para João Pessoa para receber tratamentos adequados para o câncer.

A projeção que é feita após a visita é que a unidade do Laureano seja concluída ainda em 2025. A obra é financiada pelo Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM) e orçada no valor de R$ 2 milhões.

Serão realizadas quimioterapia, consultas e outros procedimentos oncológicos. O prédio vai contar com leitos de observação, consultórios médicos, sala de fisioterapia, posto de enfermagem e salas para pequenas cirurgias.

O médico radiologista Marcílio Cartaxo, diretor geral do Hospital Napoleão Laureano, disse que a finalização da unidade e seu devido funcionamento vai facilitar o acesso ao tratamento contra o câncer dos sertanejos.

“Eu vejo que a obra está bem adiantada e a Faculdade Santa Maria, através de Ana e Sheyla Lacerda, não tem medido esforços para que isso aqui se concretize'”, ressaltou o médico.

Autoridades visitam obra do Centro Oncológico de Cajazeiras (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

A obra está sendo executado após compromisso das reitoras do UNIFSM, Ana Goldfarb e Sheylla Lacerda. O diretor do Centro, Álvaro Rodrigo, enfatiza a importância da unidade e estima que ela seja concluída neste ano.

“É um compromisso com aqueles que mais preciam desse atendimento. A gente sabe o quanto que é doloroso para o portador do câncer ter que se deslocar da região de Cajazeiras até João Pessoa para fazer esse tratamento. A gente trazendo esse pessoal para ser atendido aqui, a gente vai conseguir amenizar um pouco a dor desse pessoal.”

Com terreno doado para a Fundação Napoleão Laureano, o ex-prefeito José Aldemir e a prefeita Corrinha Delfino renovaram o compromisso da gestão municipal com a instituição, inclusive com a promessa de uma emenda parlamentar da deputada estadual Dra. Paula, no valor de R$ 700 mil, para a aquisição de equipamentos.

“Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso e nosso apoio, porque só sabe a importância dessa edificação quem tem alguém na família portador de câncer. O quanto vai amenizar o sofrimento das pessoas, não só que residem em Cajazeiras, mas na região inteira”, salienta a prefeita Corrinha.

Autoridades visitam obra do Centro Oncológico de Cajazeiras e projetam inauguração ainda em 2025

O radialista e presidente da Associação Cajazeirense de Imprensa (API), Jota França, que sentiu na pele a luta contra o câncer, destacou que o Centro Oncológico vai beneficiar não só os cajazeirenses, mas pacientes com câncer de outras 15 cidades da região.

“Essa visita é pra gente afinar a nossa relação e para mostrar à população que a obra está andando. Em breve vai estar em funcionamento o Centro Oncológico Napoleão Laureano de Cajazeiras para diminuir o sofrimento de muitos que ainda fazem o tratamento de câncer e tem que rodar mil quilômetros, às vezes, para mostrar um exame, fazer um retorno médico, tomar uma quimioterapia. Isso tudo, em breve, vai mudar.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: