VÍDEO: Autoridades visitam obra do Centro Oncológico de Cajazeiras e projetam inauguração ainda em 2025
A obra é considerada uma das mais importantes para a saúde da região porque tem como objetivo atender, principalmente, a população que ainda precisa se deslocar para João Pessoa para receber tratamentos adequados para o câncer
Dezenas de autoridades realizaram, na manhã desta sexta-feira (21), uma visita técnica para inspecionar a obra de construção do Centro de Oncologia do Hospital Napoleão Laureano na cidade de Cajazeiras, no Sertão do estado. A obra é considerada uma das mais importantes para a saúde da região porque tem como objetivo atender, principalmente, a população que ainda precisa se deslocar para João Pessoa para receber tratamentos adequados para o câncer.
A projeção que é feita após a visita é que a unidade do Laureano seja concluída ainda em 2025. A obra é financiada pelo Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM) e orçada no valor de R$ 2 milhões.
Serão realizadas quimioterapia, consultas e outros procedimentos oncológicos. O prédio vai contar com leitos de observação, consultórios médicos, sala de fisioterapia, posto de enfermagem e salas para pequenas cirurgias.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: "Cajazeiras cumpriu, mas Sousa não cumpriu nada que foi acertado", diz diretor do Hospital Laureano
- VÍDEO: Diretor diz que Tyrone havia prometido doar imóvel para o Laureano em Sousa após inaugurar a reforma
- VÍDEO: Secretário de Comunicação de Sousa explica que o prédio do Laureano foi cedido como comodato
O médico radiologista Marcílio Cartaxo, diretor geral do Hospital Napoleão Laureano, disse que a finalização da unidade e seu devido funcionamento vai facilitar o acesso ao tratamento contra o câncer dos sertanejos.
“Eu vejo que a obra está bem adiantada e a Faculdade Santa Maria, através de Ana e Sheyla Lacerda, não tem medido esforços para que isso aqui se concretize'”, ressaltou o médico.
A obra está sendo executado após compromisso das reitoras do UNIFSM, Ana Goldfarb e Sheylla Lacerda. O diretor do Centro, Álvaro Rodrigo, enfatiza a importância da unidade e estima que ela seja concluída neste ano.
“É um compromisso com aqueles que mais preciam desse atendimento. A gente sabe o quanto que é doloroso para o portador do câncer ter que se deslocar da região de Cajazeiras até João Pessoa para fazer esse tratamento. A gente trazendo esse pessoal para ser atendido aqui, a gente vai conseguir amenizar um pouco a dor desse pessoal.”
Com terreno doado para a Fundação Napoleão Laureano, o ex-prefeito José Aldemir e a prefeita Corrinha Delfino renovaram o compromisso da gestão municipal com a instituição, inclusive com a promessa de uma emenda parlamentar da deputada estadual Dra. Paula, no valor de R$ 700 mil, para a aquisição de equipamentos.
“Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso e nosso apoio, porque só sabe a importância dessa edificação quem tem alguém na família portador de câncer. O quanto vai amenizar o sofrimento das pessoas, não só que residem em Cajazeiras, mas na região inteira”, salienta a prefeita Corrinha.
O radialista e presidente da Associação Cajazeirense de Imprensa (API), Jota França, que sentiu na pele a luta contra o câncer, destacou que o Centro Oncológico vai beneficiar não só os cajazeirenses, mas pacientes com câncer de outras 15 cidades da região.
“Essa visita é pra gente afinar a nossa relação e para mostrar à população que a obra está andando. Em breve vai estar em funcionamento o Centro Oncológico Napoleão Laureano de Cajazeiras para diminuir o sofrimento de muitos que ainda fazem o tratamento de câncer e tem que rodar mil quilômetros, às vezes, para mostrar um exame, fazer um retorno médico, tomar uma quimioterapia. Isso tudo, em breve, vai mudar.”
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário