VÍDEO: Eliana Honain alerta mulheres paraibanas para a importância da mamografia e o exame Papanicolau
O recado da enfermeira e professora paulista no quadro Diário Saúde desta semana é especialmente para as mulheres da Paraíba
O recado da enfermeira e professora Eliana Honain no seu segundo episódio dentro quadro Diário Saúde desta semana é especialmente para as mulheres paraibanas. A renova profissional lembra da importância de realizar exames preventivos, especialmente o exame de mamas e o Papanicolau, que pode diagnosticar câncer do colo do útero.
“Você tem que fazer seu Papa Nicolau rotineiramente, pelo menos uma vez por ano. Você tem que fazer sua mamografia. Tem que fazer todos os exames que são necessários para poder prevenir essas duas doenças”, a colunista alerta.
Eliana ressalta que esses exames podem ser feitos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós mulheres temos que nos cuidar, por isso não deixe para trás, procure a sua unidade básica de saúde, procure seu médico, faça seus exames, porque nós temos o direito de ter toda qualidade de vida.”
LEIA TAMBÉM:
Câncer de mama – No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados até 2025, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause 18 mil mortes. Embora rara, a doença também pode acometer homens, representando cerca de 1% dos casos.
Câncer de colo do útero – No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. De acordo com o INCA, pelo menos 6 mil brasileiras morrem a cada ano em decorrência da doença. O Ministério da Saúde estima que de 2023 a 2025, cerca de 17 mil pacientes sejam diagnosticadas com o tumor. O principal fator de risco é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), que é transmitido sexualmente. Quando é descoberto na fase inicial, o câncer do colo do útero tem 100% de chances de cura.
Quem é Eliana Honain – O quadro Diário Saúde está exibindo nas quartas-feiras quatro episódios com a participação especial da enfermeira, professora e gestora pública Eliana Honain tirando dúvidas sobre cuidados e sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Com atuação há 37 anos no município de Araraquara, em São Paulo, onde também foi secretária municipal de Saúde, Eliana é uma referência quando o assunto é gestão pública de saúde.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário