header top bar

section content

VÍDEO: Dr. Gustavo Ney responde a internauta do Ceará se bebida alcoólica pode causar problemas cardíacos

Médico cardiologista esclarece se existe correlação direta e indireta entre álcool e problemas no coração

Por Luis Fernando Mifô

23/04/2025 às 16h21 • atualizado em 23/04/2025 às 21h41

O consumo de bebida alcoólica pode causar problemas cardíacos? Essa pergunta foi feita pelo internauta Val Dias, da cidade de Ipaumirim (CE), ao médico cardiologista Gustavo Ney na coluna Diário Saúde dessa semana.

Dr. Gustavo alerta que sim, bebida alcoólica pode provocar patologias cardiovasculares, a depender da quantidade e frequência do consumo.

Segundo ele, há correlação entre álcool e problemas musculares no coração, como Miocardiopatia; problemas de arritmia, como fibrilação atrial, que também está associada ao Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI); entre outros riscos. Além disso, pode aumentar os níveis de colesterol e pressão arterial, que são fatores cardíacos de risco.

“Existe uma certa quantidade que se pode consumir de álcool, que seria uma ‘taça de vinho’ ou um ‘copo de uísque’ por dia. Tem até estudos comprovando o benefício cardiovascular em relação à redução de mortalidade. O que não se pode ter é mais do que essa quantidade e uma certa frequência mais do que isso para ingerir o álcool”, alerta o médico.


Serviço:

O médico cardiologista Gustavo Ney atende na Clínica Cardiomed, anexo ao Hospital Santa Terezinha, na Avenida José Gadelha, S/N, Sousa.

O telefone para contato é (83) 99386-8560.

O perfil no Instagram é @cardiomedpb.

Para agendar consultas, basta acessar o link api.whatsapp.com/send?phone=5583993868560.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: