VÍDEO: Cajazeiras, por não ser plana como Sousa, pode ter mais problemas com chuvas, aponta engenheiro
Segundo Fernando Figueredo, chuvas como a que Sousa registrou na semana passada são comuns, mas a cidade é uma planície, diferente de Cajazeiras
Durante o quadro Diário de Obras, no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o engenheiro Fernando Figueiredo citou quais os problemas que municípios com pouca drenagem urbana têm por consequência das fortes chuvas nestes últimos dias no Sertão paraibano, como, por exemplo, na cidade de Sousa, que na semana passada teve registrou uma chuva de 140 milímetros.
Fernando explica que, apesar de muitos problemas de saneamento, Sousa é uma cidade plana que possui um canal central – embora ele se misture à rede de esgoto. Geralmente, as inundações em Sousa, quando ocorrem, tem relação também com a proximidade do Rio do Peixe, ao redor do qual foram construídas as primeiras residências. Com o crescimento urbano desenfreado e sem planejamento, ao transbordar o rio, as águas também podem inundar ruas de Sousa.
“Esses problemas naturais já existem desde a fundação do município; e ninguém imagina, quando vai fundar um município, que ele vai se tornar grande. Toda cidade começa primeiro com algumas casas. Então, a ideia é quem começar hoje a construir uma casa, construir o mais perto possível do manancial, justamente para recursos hídricos e também dejeto. O problema é que a cidade cresce desenfreadamente, sem planejamento, virando um caos que é exatamente a situação do Brasil. Quase todas as cidades nasceram e foram crescendo próximo a rios e mananciais. Quando elas chegam numa dimensão de cidade realmente, aí começam os problemas de poluição, enchentes e de falta de drenagem.”
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: Chuvas continuam intensas no Sertão e Cariri da PB; veja quanto choveu nas últimas horas em todo estado
- VÍDEO: Após chuvas que geraram danos na cidade de Sousa, Inmet renova alerta para mais 24 horas
- VÍDEO: Chuva que gerou vários transtornos em Sousa foi de 140 mm; veja quanto choveu em cada cidade do Sertão
Já no caso de Cajazeiras, Fernando Figueredo avalia que a cidade pode ter mais problemas com chuvas de maior volume pelo fato de não ser plana como Sousa.
“Nós temos todo ano chuvas como essa. Já estou com quase 30 anos e não lembro de um ano que não choveu pelo menos uma vez uma chuva de mais de 100 milímetros. Então, todo ano tem. Pelo que eu vejo nas nossas [chuvas], todos os anos a gente vai ter transtorno. Cajazeiras tem um agravante: enquanto Sousa é plana, Cajazeiras tem um ‘monte’ no Centro. Inclusive, lá onde dou aula já fizemos até algumas pesquisas sobre o risco daquelas rochas caírem.”
O engenheiro ressalta que um dos pilares do saneamento básico é a infraestrutura de drenagem urbana. “Aqui no Brasil, por exemplo, por lei, não pode misturar esgoto com drenagem urbana. Estes canais estão passando por um canal em alguma rua de alguma cidade. Quem nos assiste agora, com certeza na sua cidade tem um canal que ali passa esgoto. É proibido. Estes canais abertos são para drenagem urbana. Esgoto é conduto fechado, não se pode misturar. Então, por aí você já tira que o Brasil tem alguns erros estruturais”, aponta.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário