header top bar

section content

VÍDEO: Engenheira de Carrapateira viaja à China para capacitação na montagem do radiotelescópio BINGO

Formada pela UNIFSM, Edilenne de Lira Silva é responsável técnica pela obra do radiotelescópio que vai fornecer novas informações sobre o Universo em Aguiar, no Sertão paraibano

Por Diário do Sertão com Marcos Lira

20/09/2024 às 18h47 • atualizado em 20/09/2024 às 18h50

A engenheira Edilenne de Lira Silva, residente em Carrapateira, no Sertão paraibano, responsável técnica pela obra de instalação do radiotelescópio BINGO em Aguiar, também no Sertão da Paraíba, partiu para a China para uma capacitação de 30 dias focada na montagem do equipamento que pretende captar ondas de rádio e fornecer novas informações sobre a matéria escura do espaço e a energia responsável pela expansão do universo.

O projeto Baryon Acoustic Oscillations From Integrated Neutral Gas Observations (BINGO) é uma colaboração internacional liderada pela Universidade de São Paulo, com a participação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O radiotelescópio, que será instalado na Serra do Urubu, em Aguiar, será um dos principais instrumentos para explorar a estrutura do universo.

A capacitação de Edilenne na China não só destaca sua competência e dedicação, mas também simboliza o crescente papel das mulheres na engenharia e na ciência. Sua jornada é um exemplo inspirador de como a nova geração de mulheres pode moldar o futuro da pesquisa científica e tecnológica. A presença e o envolvimento de jovens engenheiras como Edilenne são cruciais para o avanço tecnológico e a promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades em campos tradicionalmente dominados por homens.

A engnheira Edilenne de Lira Silva na China (Foto: Arquivo Pessoal)

Enquanto o radiotelescópio BINGO está em fase de construção, a cidade de Carrapateira se prepara para receber o complexo científico “Cidade da Astronomia”, que será erguido com recursos do tesouro estadual.

Este ambicioso projeto incluirá um planetário, um museu moderno sobre a história do universo, espaços educativos e lojas de souvenirs. A “Cidade da Astronomia” se integrará ao roteiro científico da região metropolitana de Cajazeiras, que também contará com o radiotelescópio BINGO em Aguiar, o Museu da Transposição do Rio São Francisco em Cajazeiras e o Museu do Vale dos Dinossauros em Sousa.

DIÁRIO DO SERTÃO com colaboração de Marcos Lira

Recomendado pelo Google: