VÍDEO: Governador faz apelo por isolamento e uso de máscara, destaca ações no Sertão e responde Ricardo
Em entrevista exclusiva, João Azevêdo destaca a importância da população no combate à epidemia e faz apelo para que haja consciência coletiva e não individualista
O governador da Paraíba João Azevêdo (Cidadania) voltou a fazer um apelo para a população no sentido de intensificar o isolamento social e o uso de máscara para amenizar a epidemia do novo coronavírus e assim evitar que os hospitais públicos e privados entrem em colapso.
Em entrevista exclusiva no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, João Azevêdo destacou a importância crucial da população no combate à epidemia e fez um apelo para que haja consciência coletiva e não atitudes individualistas.
O governador lamentou que a população tenha relaxado o isolamento social iniciado no dia 20 de março na Paraíba por acreditar em discursos sobre teorias de conspirações. Mesmo assim, segundo ele, se não fosse a iniciativa de antecipar os decretos de calamidade e isolamento, o estado poderia estar hoje com índices bem piores de casos confirmados e mortes por Covid-19.
João Azevêdo explicou ainda que as escolhas dos hospitais referência, a distribuição de equipamentos e insumos de saúde e o decreto de lockdown (caso ele aconteça) são definidos com base em análises de cada região. Segundo ele, a região metropolitana de João Pessoa concentra 80% dos casos de Covid-19. Mas a possibilidade de lockdown ainda deve ser analisada.
O governador disse que está muito preocupado com o relaxamento do isolamento social em algumas cidades, a exemplo de Sousa, Patos e Cajazeiras, mas compete ao Ministério Público acionar as prefeituras.
Perguntas dos correspondentes
Cláudio Nepó (Vale do Piancói): João Azevêdo avisou que os testes rápidos para Covid-19 estão sendo encaminhados e esclareceu que os hospitais de Conceição e Itaporanga podem atender casos suspeitos. Porém, se for clinicamente necessário, o paciente deve ser transferido para o hospital referência da região, que é o de Piancó. Este, por sua vez, se houver necessidade, transfere para Campina Grande. Ele destacou que o Estado adquiriu mais 40 leitos de UTI com respiradores para o Sertão, e o hospital de Piancó poderá ser contemplado.
Naldo Silva (região de Pombal): João Azevêdo falou que a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ainda está discutindo o Projeto de Lei de autoria da deputada Pollyanna Dutra (PSB) que altera o prazo para cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), mas ele alertou que é inviável para o Estado qualquer projeto que reduza ainda mais a receita (se for necessário, poderá haver ajustes no texto-base do projeto).
Jota França (região de Cajazeiras): Ao ser indagado sobre a necessidade de recuperar estradas, João Azevêdo garantiu que o governo não paralisou as obras no estado, mas frisou que o foco agora é a saúde, e que os programas e ações só voltarão à ativa em pelo menos 60 dias.
Já sobre o auxílio emergencial do Governo Federal para estados e municípios, o governador pontuou que esse recurso não vai cobrir todo o prejuízo dos estados, e criticou os critérios do Ministério da Saúde para distribuir recursos com os municípios.
Jucélio Almeida (região de Sousa): João Azevêdo disse que somente no momento oportuno ele vai se pronunciar a respeito do seu apoio para candidato a prefeito do município de São Francisco, onde dois deputados aliados estão em lados opostos, pois o foco agora é o combate à epidemia do novo coronavírus.
Chico Mendes e Ricardo Coutinho
O governador trocou afagos com o prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes (Cidadania), destacando o papel de liderança de Mendes, que já organizou até fila de banco na sua cidade.
Sobrou tempo ainda para João Azevêdo comentar sobre as críticas do ex-governador Ricardo Coutinho à sua condução da crise do coronavírus. O governador preferiu não trocar farpas, mas ressaltou que suas decisões não são tomadas de acordo com “achologia”, mas com informações técnicas de especialistas.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário